MANUAL DO DAIBOKÉM!

Olá aventureiro, seja bem vindo ao "Manual de Grandes Aventuras" chamado...


Da palavra japonesa "daibōken" (大冒険), que traduz-se "grande aventura", e do também nipônico Pokémon (minha paixão) surgiu a inspiração para abordar os RPGs eletrônicos, seu mundo e criadores — tudo de uma maneira diferenciada e menos superficial. A partir de textos (.TXT), áudios (.AUD) e vídeos (.VID) o DaiBokém! explora o gênero de uma forma um tanto minimalista quanto abrangente, na tentativa de expressar opiniões e perspectivas mais singulares, ricas e interessantes sobre esse estilo tão amado. Isso porém não me impede de retornar a formatos mais conhecidos, serializar conteúdos ou mesmo abordar temas e outras formas de entretenimento ligadas direta ou indiretamente com os RPGs.

E como essa aventura toda acontece? Ao longo do nosso caminho nos deparamos com os famosos RANDOM ENCOUNTERs, ou uma série de encontros — literalmente — aleatórios que tratam majoritariamente do âmbito eletrônico. Para além disso há outras séries e conteúdos que exploram o gênero de maneiras mais específicas, como:

  • DAIBOKÉM! REVIEW: REFLEXOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE FORMA INTRÍNSECA APÓS SEUS TÉRMINOS.
  • CROSSZONE: PERSPECTIVAS SOBRE OUTRAS MÍDIAS COMO FILMES, TRILHAS SONORAS E ANIMAÇÕES.
  • INDIEQUEST: DESTAQUE À CENA INDEPENDENTE DOS RPGs.
  • ROLE PLAYER: LIVES COM JOGATINA DE RPGs, OUTROS TÍTULOS RELACIONADOS AO GÊNERO E BATE PAPO COM AVENTUREIROS.
  • SAVE POINT: PODCAST QUE DÁ UM GIRO NO MUNDO DOS RPGS COM COMENTÁRIOS SOBRE NOTÍCIAS, LANÇAMENTOS E SOBRE O QUE ANDO JOGANDO.

    Me chamo Hazuki (ハズキ) e minha faceta pseudo-jornalística já se estende por mais de 10 anos, sendo dois dos locais mais expressivos de atuação os blogs SideQuest e posteriormente o Critical Hit!, ambos focados exclusivamente nos RPGs eletrônicos. O Critical Hit!, que era de minha autoria, nasceu no Tumblr em 2010 e se mudou para o Blogger onde evoluiu à página que você se encontra. Enquanto aqui seja a central de tudo o que é produzido ao DaiBokém!, eu utilizo YouTube e Twitch para publicar os vídeos do blog; Anchor para áudios/podcasts; também mantenho perfis nas redes sociais Alvanista ("Facebook gamer brasileiro") e Twitter, onde não só divulgo os conteúdos do blog como compartilho outros achados do universo eletrônico; e, por último mas não menos importante, sou um dos moderadores do Fórum RPG Players — faça parte da nossa comunidade!

    Espero que você se aventure comigo para que possamos juntos descobrir nuances e particularidades dos RPGs, independente da época, geração ou região!

    Hazuki 

    Comentários